Esse post ensina a Elevação Extenção.
Back Spot (Spotter): Pelo menos 1.
Bases: 2
Flyer: 1
Sincronização: Antes de realizar a elevação, o grupo deve decidir sobre uma série de contagem padrão. Cada movimento deve ser realizado na contagem certa. Fica a critério do Spotter fazer toda a contagem, em voz alta durante a elevação.
Muitas manobras começam com batidas. As equipes costumam combinar um número de palmas para chamar a atenção de todos(as) os(as) Cheerleaders e garantir que eles(as) estão prontos(as). Algumas equipes fazem uma série de 6 batidas antes de ficar em sua posição inicial, mas isso fica a critério da equipe.
Bases: As bases devem estar de pé, de lado, com as pernas afastadas na largura dos ombros, e uma de frente para a outra para que possam ter contato visual.
Flyer: Deve estar voltado para frente, no meio, um pouco atrás das bases.
Back Spot (Spotter): Deve haver pelo menos um Spotter neste movimento. Este fica posicionado atrás da Flyer, voltado para frente. Caso sejam utilizados 2 Back Spots, o outro deve ficar posicionado na frente da(o) Flyer e de costas para o público.
Bases: Na contagem certa, as bases devem ir para um meio agachamento, mantendo as costas retas e as cabeças a distância. As bases devem posicionar as mãos em conchas, com a palma voltada para cima, se preparando para receber o pé da Flyer.
Flyer: O(a) Flyer deve colocar uma mão em um dos ombros de cada base, mantendo sua inclinação dos cotovelos para cima. Simultaneamente, o(a) Flyer levanta uma das penas para cerca de um ângulo de 90 graus e levar seu pé sob uma das mãos em concha de suas bases.
Back Spot (Spotter): O Spotter deve posicionar as mãos na cintura da(o) Flyer. Seu aperto deve ser forte, mas solto o suficiente para não machucar a(o) Flyer. O Spotter é responsável por contar os movimentos no tempo sincronizado.
Bases: As bases vão manter a posição de apoio enquanto a(o) Flyer ganha impulso para o elevador.
Flyer: O(a) Flyer deve endireitar os braços para levantar seu pé livre um pouco fora do chão. Em seguida, ele(a) deve dobrar os braços novamente e trazer o pé para baixo. Esse movimento não deve ser um salto, deve ser um movimento controlado que vai dar mais poder para o elevador.
Back Spot (Spotter): O Spotter vai manter sua posição de apoio enquanto o(a) Flyer ganha impulso para o elevador, e continuar a contagem.
Bases: Quando a(o) Flyer empurra o solo e traz os pés nas mãos das bases, as bases devem abaixar mais, com as pernas, e posicionar as mãos na altura do quadril. Esta é a construção de energia para uma a elevação. Imediatamente após se abaixar, as bases começam a endireitar as pernas e estender os braços para cima para levantar a(o) Flyer. A Elevação Extensão não é um movimento de salto. As bases devem ir esticando as pernas, e usando a força para sair da posição de agachamento para ajudar a impulsionar a(o) Flyer para cima, e apoiá-la(o) em suas mãos. As bases vão precisar de mais força para a Extensão completa no momento que os pés da(o) Flyer passam da altura do queixo das bases. Para uma Extensão, as bases devem levantar a(o) Flyer para cima, de modo que seus braços fiquem esticados para cima. Quando a(o) Flyer já está na Extensão máxima, ambas as bases devem posicionar suas mãos nos pés da(o) Flyer segurando seus dedos para dar estabilidade.
Flyer: Após fazer o movimento de impulso, a(o) Flyer deve levar seus pés para as mãos das bases. Quando as bases estiverem carregando os pés da(o) Flyer, todo o grupo vai começar a abaixar com as bases. Em seguida, começam a subir e levantar a(o) Flyer. Enquanto as bases estão subindo, a(o) Flyer deve começar a mover-se para uma posição de pé, empurrando os ombros das bases para endireitar as pernas. A(o) Flyer deve travar as pernas e contrair os músculos, uma vez que está no ar com as pernas retas. Quando estiver na posição, o Flyer pode posicionar os braços em "V-Alto" ou "T".
Back Spot (Spotter): Quando o(a) Flyer traz seu pé de trás para baixo na contagem do Spotter, o Back Spot deve manter as mãos na cintura da(o) Flyer e abaixar com as bases. O Spotter vai ajudar o(a) Flyer a subir e manter estabilidade durante o elevador. Uma vez que o(a) Flyer começa a ficar de pé, o Spotter deve liberar a cintura dele(a) e posicionar firme as mãos nos tornozelos do(a) Flyer e ajudar as bases levantá-lo(a) para a Extensão completa. Ao soltar a cintura da(o) Flyer, o Spotter deve ter cuidado para puxar os braços para trás e para o lado para que não desequilibre a(o) Flyer.
Existem várias formas de desmonte de elevações, dependendo de sua experiência, habilidade e conforto. Entre todos os tipos, existe o Desmonte Cradle (clique aqui e conheça) Em breve teremos mais postagens sobre isso.
Dicas para a realização de uma Elevação:
- Os olhos de todos devem estar na(o) Flyer em todos os momentos. Esta é uma medida de segurança, e também um requisito para muitas competições.
- As bases devem ficar próximas uma da outra, mas sem restringir o espaço da(o) Flyer. Se as bases ficarem muito distantes, o(a) Flyer vai acabar de uma forma desleixada e suas pernas estarão em uma posição de divisão, que vai esticar e provavelmente derrubar toda a façanha.
- O(a) Flyer deve sempre se concentrar em olhar para frente, não para baixo, olhar para baixo pode causar uma perda de equilíbrio.
Lembre-se: Ao praticar Cheerleading é importante o uso de sapatos adequados, clique aqui e conheça o modelo mais adequado para a prática.
-------------------------------------------------------------------------------------------