quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Guia do Uniforme: Como fazer pompons de Cheerleader.

Você vai precisar de:
  • Plástico da(s) cor(es) que deseja (o ideal é que seja feito com plástico para que não estrague caso molhe, mas se você não têm um plástico basta usar papel de presente impermeável ou saco de lixo);
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Fita crepe branca;
  • Fita adesiva preta;
  • Fita de cetim ou barbante.
Como fazer:


  1. Dobrando o(s) plástico(s) e cortando as arestas: Estique o plástico sobre uma superfície plana. Verifique se no plástico não há algum lado fechado (chamado de aresta), se houver, corte o plástico exatamente encima da linha que mantem as duas folhas juntas. Em seguida, dobre o plástico ao meio verticalmente. Então corte as arestas que se formaram com a dobra. Agora dobre horizontalmente (sempre garantindo que está dobrando bem no meio) e novamente corte as arestas formadas. Faça isso, dobrando sempre em sentidos diferentes (horizontalmente, verticalmente, horizontalmente...) até que o plástico fique de um tamanho bom. Obs: Se você quiser um pompom com 2 ou mais cores, repita o processo nos outros plásticos.
  2. Organizando as folhas para 2 ou mais cores: Se você quiser seu pompom com 2 ou mais cores, é hora de organizar as folhas de plástico que foram feitas no passo anterior! Você deve criar uma sequência de folhas alternando as cores (por exemplo: uma folha da cor "A", uma folha da cor "B", uma folha da cor "A"... e assim sucessivamente. O mesmo deve ser feito com 3 ou mais cores). Então é só organizar as folhas uma sobre a outra. Dica: quanto mais folhas você usar, mais cheio seu pompom ficará.
  3. Colando a fita crepe e recortando tiras: Após ter organizado as folhas uma sobre a outra, deixe todas juntinhas e cole fita crepe horizontalmente no centro da primeira folha (usar um pedaço de fita maior que devia - de forma que as sobras colem na mesa ou em qualquer superfície que você esteja utilizando - fará com que as folhas não se desloquem, isso facilitará na hora de cortar as tiras). Agora basta usar a régua como medida das tiras, assim todas ficarão do mesmo tamanho. Se preferir, você pode traçar linhas finas e fracas (com um lápis) para marcar onde irá cortar. Ao contrário da fita de foi colada horizontalmente, as tiras devem ser cortadas verticalmente, indo da ponta em direção à fita. Agora, a fita terá a função de te mostrar até onde as tiras devem ir, sendo assim, não ultrapasse-a. Corte as tiras em ambos os lados (separados pela fita).
  4. Retirando a fita crepe e arrumando o pompom: Após recortar as tiras, retire a fita crepe com cuidado. Em seguida, posicione a folha de forma que os cortes fiquem horizontais no seu ponto de visão. Então vá dobrando as tiras alternando a direção (para dentro, para fora, para dentro...), fazendo assim um efeito de dobra "zigue-zague".
  5. Colando a fita preta e ajeitando as tiras: Após ter dobrado todas as tiras, cole a fita preta no centro que divide um lado de tiras do outro, mas desta vez passe a fita dando a volta em torno do centro. Então as tiras ficarão divididas pela fita preta. Em seguida pegue a fita de cetim/barbante e amarre sobre a fita adesiva preta, dando a volta no centro do pompom. Aperte o nó o máximo que puder e deixe pontas da fita de cetim/barbante sobrando. Agora vem a parte trabalhosa e demorada: você deve ajeitar cada tira, pegando de duas em duas e esticando-as para lados inversos, a fim de deixar o pompom bem cheio e redondo. Após ajeitar as tiras, basta dar um nó bem na ponta da fita de cetim/barbante que ficou sobrando.
  6. Agora é só segurar na fita de cetim/barbante e animar a torcida com o seu lindo pompom!
--------------------------------------------------------------------------------

Um comentário: