sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cheer na Escola: Por onde começar?


"Eu queria montar um grupo de animadoras de torcida, mas não sei nem por onde começar..."

Podemos te ajudar!

Muitas pessoas querem montar um grupo de Cheerleaders, mas não sabem por onde começam, justamente por isso, resolvemos criar um post especial para essas pessoas, que se interessam pelo esporte, que estão dispostas a praticar, mas precisam de uma ajudinha... Se você é esse tipo de pessoa, sinta-se em casa; se você não é, venha conhecer um pouco desse esporte conosco!

  • Por onde começo?
Comece juntando um grupo de pessoas interessadas (pelo menos 4 pessoas), e vá pensando onde quer montar um grupo, ou seja, no lugar onde vão ensaiar, apresentar... etc. Uma dica é tentar montar um grupo de Animadoras de Torcida em sua escola!


  • Como posso convencer a direção a nos deixar praticar Cheerleading na escola?
Essa parte é um tanto quanto delicada. Aconselho que você procure o grêmio estudantil de sua escola (caso não tenha, procure a direção) e mostre o esporte para eles, diga que existem vídeo aulas na internet, e que apenas um professor de Educação Física já seria o bastante para acompanhar o treino de vocês (é uma boa ideia você ir com mais pessoas que também se interessam em participar, talvez assim o convencimento seja mais fácil, ou até mesmo ir com o acompanhamento dos seus pais, provavelmente, eles já tem certa experiência em conversas formais).

  • Disseram que falta estrutura, o que eu faço?
Não entre em pânico. Muitas escolas não têm tapetes adequados para essa prática (pois o cheerleading precisa de equipamentos específicos para garantir a segurança dos praticantes), mas tente arrecadar dinheiro de alguma forma, convide os interessados a fazer bolo para vender no intervalo (antes comunique a direção, claro), peça colaboração dos pais... O piso Tatame EVA (como mostra a imagem ao lado) já é o suficiente.


  • Por algum outro motivo não querem deixar, o que faço?
Tente pedir uma chance, peça que deixem vocês ensaiar apenas 1 coreografia rápida para apresentar para o colégio em um dia qualquer, só para mostrar um pouco do esporte, e diga também, que se depois dessa apresentação eles ainda assim não gostarem, vocês não voltam a tocar no assunto.

  • Consegui convencer a direção, o que faço agora?
Agora tudo fica mais fácil. É hora de espalhar cartazes pelo colégio convidando as pessoas a entrar na equipe!!!

  • O que fazemos para a primeira aula?
Para a primeira aula, comece com um alongamento, uma conversa sobre o esporte, ou até uma brincadeira para conhecer melhor os colegas de equipe... assistam vídeos para conhecer mais o esporte... Na parte prática, comecem ensaiando as Posições Básicas (Clique aqui para ir para o Guia do Iniciante), e conforme os dias de ensaio forem passando, vão tentando aprender novos movimentos aos poucos.

  • Ai meu deus, e os uniformes?
Relaxa, no início vocês podem usar roupas básicas para uniformes, como um calção preto e uma blusa de uma cor qualquer... 
Conforme vocês forem se conhecendo mais, comecem a planejar os uniformes, sem pressa! (Clique aqui para ir para o Guia do Uniforme)
Para confeccionar os uniformes, vocês também vão precisar arrecadar dinheiro, ou tente um desconto com alguma costureira conhecida.

Agora é só praticar, e o time de vocês será I-N-C-R-Í-V-E-L!
Boa sorte!!!


16 comentários:

  1. tem team cheerleading em sao paulo?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho 11 anos,ja tenho 4 colegas para ser liders ja temos tudo menos o uniforme como conseguimos o dinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooi thamara de onde vc é posso fazer parte da equipe tenho 13 anos e sei um pouco de cada coisa sobre ser lider de torcida por favor me responda ???

      Excluir
    2. pf me responda tambem quero participar vc é de q local??? se for de Sao paulo me avisa tenho 12 anos me responda meu facebook é Giovana Ferreira sei fazer varias coisas

      Excluir
    3. Thazia,respode.
      Eu tenho 11,e ja sei o basico para ser uma cheer.
      E tipo,o time de futebol da escola ta presisando!

      Excluir
    4. bom... vc pode fazer rifa e passar as casas e pedir 5 4 ou 3 reais e vai pedindo assim ou vc pide fazer algo a vender no recreio tipo brigadeiro grandinho por 1 real bolos 1 fatia por 3 reais ou 5 varias coisas

      Excluir
  4. tem alguma equipe em Belo Horizonte que eu possa entrar?
    tenho 14 anos e estou no 9º ano...

    ResponderExcluir
  5. Bom, Estou Criando Uma Equipe Na Minha Escola, E Estou Precisando Muito De Ajuda, Vc Poderia Pfvr Me Dar Algumas Dicas Para Começar Bem...

    Contato : 85 997020049
    Facebook: Wisley Sáàntóòs

    Pfvr Ajuda Eu, Obrigado 🤗

    ResponderExcluir
  6. eu gostaria muito saber se tem alguma equipe em Natal-RN, alguém pode me informar, por favor?

    ResponderExcluir
  7. eu gostaria muito saber se tem alguma equipe em Natal-RN, alguém pode me informar, por favor?

    ResponderExcluir
  8. Espírito Santo tem algum grupo de cheerleading por aqui?

    ResponderExcluir
  9. Tem algum grupo de Cheerleading em Jundiaí???

    ResponderExcluir